Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

18/10/2018

O dia em que pegamos na chave da nossa primeira casa é um dia verdadeiramente especial. É o início de uma nova etapa, o começar de uma vida nova. É como se estivessemos a deixar uma realidade, para abraçar outra. Uma realidade completamente nova e ainda em branco, à espera que peguemos nos pincéis e a comecemos a colorir tal e qual como queremos e da forma que gostamos.

É assim que deve ver a sua primeira casa. Uma tela em branco que vai poder pintar como quer.

Nem sempre é fácil. Ou a casa já tem alguns traços que dificilmente podemos alterar por completo, ou o nosso orçamento é demasiado curto para o tamanho dos nossos desejos e ambições. Porém, existem alguns truques que pode utilizar e que farão toda a diferença se quer realmente ter a sua primeira casa tal como idealizou.

 

1 – Cozinha

 

Por norma, as primeiras casas têm áreas pequenas. Por esse motivo, aconselhamos a que tire o melhor partido do espaço que tem. Coloque um suporte para canecas na parede ou até mesmo debaixo dos armários superiores da sua cozinha, por exemplo. Dê também um toque especial com azulejos em padrões diferentes ou um balcão com bancos altos. Planeie e escolha bem todas as coisas que realmente precisa ter à disposição. Organização é muito importante e vai fazê-lo poupar tempo, como já lhe mostramos num outro artigo nosso sobre como ter uma casa funcional.

 

2 – Sala

 

Tire o maior partido de todos os metros quadrados da sua casa. Lembre-se de comprar mobiliário proporcional ao espaço e não compre mais do que precisa. Menos é mais!

Meça as áreas e tenha o cuidado de deixar espaço para circular livremente. Não só é mais cómodo, como transmite conforto, ao mesmo tempo que torna o espaço mais arejado e mais leve.

 

Se puder optar por um sofá grande, perfeito. O sofá é o rei da sala! Se não for possível, compre um sofá mais pequeno, mas tendo sempre em conta o conforto como obrigatório. Aconselhamos também o uso de tinta branca nas paredes, pois assim vai poder conjugar livremente com mobiliário e peças de decoração mais arrojadas. Estas dicas são válidas para toda a sua casa.

 

3 – Personalize

 

É a sua primeira casa e deve ter o seu cunho pessoal. Imagine que alguém vai visitar a sua casa sem saber que ela é sua. Essa pessoa vai saber que a casa é sua só pelo design de interiores e vibração que emana? É muito importante que personalize os espaços com vários detalhes que se identifiquem consigo e com a sua personalidade. Vai sentir-se verdadeiramente mais confortável e com aquela sensação de “Lar, doce lar” indescritível.

 

4 – Quarto Acolhedor

 

Mesmo que o orçamento seja apertado, opte sempre por um quarto aconchegante. Lembre-se, o quarto é um espaço para dormir, relaxar e recarregar baterias. Logo, não precisa de ter muitas coisas, muito menos elementos distratores. Uma boa cama, com almofadas e roupa de cama confortável, são os essenciais.

 

Se conseguir colocar no quarto um pequeno cadeirão ou chaise-longue e um abatjour para pôr as suas leituras em dia ou relaxar enquanto ouve música ou desfruta do silêncio, perfeito. Se não tem espaço – no quarto ou na carteira – foque-se em construir a cama mais bonita e confortável da sua vida.

 

 5 – Casa de Banho

 

Faça o máximo que puder para conseguir colocar a casa de banho ao seu gosto. Troque o espelho, disponha toalhas, tapetes, plantas e dê um toque de cor e de vida à sua casa de banho. Se conseguir criar um mini spa para poder relaxar e reconectar-se ao final do dia, não hesite. Temos as dicas ideais para conseguir fazê-lo sem ajuda profissional.

 

Lembre-se também do seu hall de entrada, da sua varanda ou terraço, caso os tenha. Cada espaço, por mais pequeno que seja, deve ter a sua especial atenção. A sua primeira casa é o seu refúgio, o seu ponto de encontro e conexão. Transforme-a na casa que sempre sonhou.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.