Copyright © 2017 Maria Vilhena

Design,
Decoração
e Alma

Maria Vilhena é licenciada em Design pelo IADE – Escola Superior de Design de Lisboa, desde 2009. Com um percurso profissional que lhe permitiu explorar áreas do Design como produto, equipamento, gráfico e interiores, Maria percebe que a sua paixão é a criação de interiores e exteriores e inicia um percurso crescente que, em 2014, lhe permite criar a sua marca: Maria Vilhena Design.

Exigente, persistente e apaixonada pelo seu trabalho, nunca diz não a um novo desafio, embarcando em projetos bem diferentes, criando ambientes habitacionais e empresariais únicos.

Ao longo deste percurso e sob a sua marca, Maria Vilhena lançou a poltrona BLAST, base para uma linha de mobiliário em desenvolvimento.

O método da
Maria Vilhena

O atelier Maria Vilhena oferece um serviço exclusivo: o lean design. Este método estuda o quotidiano, hábitos e mecânica das pessoas,singulares ou grupos e, sensível às suas consequentes necessidades, permite que se projetem espaços totalmente coerentes com o estilo de vida pessoal ou profissional de cada um.

Se o designer falha, o lugar também

A maior inspiração de qualquer designer de interiores deve ser as pessoas que utilizarão os espaços que projeta. Para Maria Vilhena, pensar e executar lugares onde as pessoas viverão a maior parte do seu dia, muitas vezes grande percentagem da sua vida, é uma grande responsabilidade. Contudo não deixa de ser também um desafio acrescido para desenvolver um trabalho ainda mais minucioso, cuidado e consagrado a essas mesmas pessoas.
A estética é importante, mas o que é a estética sem funcionalidade, sem conforto? Os espaços podem ser bonitos sem que deixem de ser fáceis de habitar. O lean design garante-o.

Um lugar para cada coisa e uma coisa para cada lugar

Seja em lazer ou trabalho, todas as pessoas têm os seus processos individuais. O lean design estuda os processos de cada pessoa, família ou empresa, permitindo assim a base forte e sustentada para criar espaços que sejam capazes não só de os suportar, mas também de os tornar mais eficazes e eficientes, agilizando-os e tornando-os mais rápidos. É fundamental conhecer as rotinas e objectivos de cada cliente para poder concretizar um lugar que, simultaneamente, seja um facilitador de procedimentos e uma certeza de conforto.
Quanto tempo lhe poupará o lean design?

3 p's com alma – lean your life

Pessoas, processos e propósitos. São os três pês do lean design. Este método passa por, inicialmente, segregar, limpar e arrumar. Nesta primeira fase, detetam-se e eliminam-se os desperdícios de tempo e energia que cada espaço poderá potenciar. Depois de feito o diagnóstico, é preciso padronizar e sistematizar, perceber onde poderão fazer-se as alterações que agilizarão os processos e pouparão tempo aos utilizadores. Estes últimos terão um papel fundamental na concretização deste método, sendo incentivados a tirar o maior partido da funcionalidade das suas novas áreas de trabalho ou lazer.
Todos estes processos são acompanhados de uma constante, e não menos importante,  preocupação com a estética, aliando utilidade a beleza, decoração e alma.

DÊ ESPAÇO
À SUA ALMA

Deixe-se envolver no mundo Maria Vilhena e dê espaço à sua alma!

QUER SER NOSSO PARCEIRO?