Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

09/05/2019

A nossa primeira casa é um local muito especial. É como um marco para a nossa independência e emancipação. É o começar de algo novo nas nossas vidas.

Mas quando abrimos a porta pela primeira vez e nos deparamos com as paredes vazias, surge o primeiro desafio: (como) decorar.

 

No final do ano passado, deixamos-lhe algumas dicas para decorar a sua primeira casa. Recorda-se?

Hoje, achámos que seria importante mencionar os 7 erros mais comuns no design e decoração de interiores. Erros que todos nós cometemos e que muitas vezes não nos apercebemos.

Para se transformar num verdadeiro profissional na arte do design de interiores, mostramos-lhe os erros mais comuns na decoração.

Se ainda não começou a decorar a sua casa, chegou no momento certo. Se já a decorou, vai poder corrigir os erros agora.

 

Vamos a isso?

 

1 – Não ver a casa como um todo

 

Um erro comum que conseguimos ver em muitas casas é a falta de continuidade e de homogeneidade na decoração. Ou seja, as pessoas não vêm a casa como um todo, porque em vez de fazerem um projeto de design de interiores para toda a casa, tendem a fazê-lo para cada divisão separadamente.
É importante pensar como cada área da casa se vai relacionar com a outra e ter em mente que é importante que toda a decoração flua naturalmente.

 

2 – Ter pressa na hora de decorar

 

Decorar a sua casa não significa que tem de comprar e decorar tudo “a correr”.
O planeamento é extremamente importante. Faça (ou peça que o façam por si) um projeto de design de interiores para a sua nova casa e comece a decorar aos poucos.

Se tiver pressa em ver toda a casa decorada, o risco de comprar coisas que não gosta ou coisas a mais, é grande. Seja paciente.

 

3 – Não testar cores

 

Pintar a casa inteira sem testar primeiro é um grande erro. Não pinte toda a casa sem primeiro testar, só porque acha que sabe qual é a cor perfeita.

Mesmo que goste muito de uma cor, na parede pode ficar diferente do que imaginou. Por isso, aconselhamos a que faça alguns testes de cor antes de pintar as paredes da sua casa.

 

4 – Encostar tudo à parede

 

Tendemos a achar que se encostarmos tudo à parede as coisas ficam mais arrumadas e organizadas. Mas esta tendência de decoração de interiores é falaciosa.

Para uma casa muito mais interessante, tente não encostar todas as peças de mobiliário à parede. Aproveite todo o espaço. Faça a experiência.

 

5 – Comprar artigos de decoração numa só loja

 

Um erro muito comum de decoração das primeiras casas é comprar todo o mobiliário e peças de decoração numa só loja.
É muito fácil deixar-se levar pela estética de uma única loja, mas faça o possível para adicionar um pouco de variedade a cada espaço para não parecer que está a morar numa casa modelo ou numa revista de design de interiores.

Personalize a casa ao seu gosto, com peças de vários locais.

 

6 – Não considerar a “personalidade” da nossa casa

 

É normal idealizarmos a decoração da nossa casa e querer que seja “exatamente assim”.

Tiramos ideias de revistas, lojas de decoração, das casas dos nossos amigos e, naturalmente, quando gostamos de algo, queremos replicar.
No entanto, isso nem sempre é possível e pode correr mal.

É mesmo um erro muito comum: querer copiar um projeto de design de interiores sem ter em consideração as peculiaridades da nossa casa, como a iluminação, a textura das paredes e todos os acabamentos e pormenores.

Cada detalhe é importante. Por isso, antes de tentar “copiar e colar” um estilo, observe com atenção a sua casa e faça alguns testes primeiro.

 

7 – Decorar para o espaço que gostava de ter

 

Decorar a nossa casa sem pensar no espaço e na decoração existente (ou projetada), é um erro.

Compre elementos decorativos tendo em consideração o espaço que tem e a decoração que definiu no seu projeto de design de interiores. Não compre por impulso apenas porque gosta de determinada peça, esquecendo-se que não combina com a restante decoração.

 

Se reparar, os erros de decoração de interiores que acabámos de mencionar, acabam por convergir todos num só: a incapacidade de planear e de ver a decoração da sua casa como um todo.

Então, se está prestes a mudar de casa ou a pensar remodelar o espaço onde está, tenha estes aspetos em consideração.

Conhece mais algum erro que queira partilhar connosco? Deixe-nos um comentário mais abaixo.

 

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.