Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

24/06/2019

Nos últimos anos, temos ouvido com mais frequência falar nos benefícios que as plantas trazem à nossa saúde.

Por existirem diversos estudos que provam a sua veracidade, muitas pessoas e empresas têm investido fortemente na compra de mais plantas e construção de jardins.

 

Como nem sempre existe a possibilidade de ter espaços exteriores que possibilitem a jardins, muitas pessoas apostam em pequenos jardins verticais ou mesmo em projetos de design que contemplem jardins interiores.

 

Mas antes de lhe mostrarmos algumas ideias de jardins interiores para o inspirar, queremos dar-lhe a conhecer 5 benefícios para a sua saúde oferecidos pelas plantas:

 

1 – Ajudam a reduzir o stress

 

Inúmeros estudos clínicos provaram que as plantas são realmente eficazes na redução de stress, ansiedade e fadiga. As plantas têm a capacidade de fazer com que se sinta mais otimista e feliz. Então, basicamente, as plantas fazem com que o seu cérebro funcione muito melhor.

 

2 – Ajudam a prevenir doenças

 

Não é do conhecimento comum, mas as plantas ajudam na prevenção de gripes, dores de cabeça, alergias e também ajudam na redução da tensão arterial. Se fuma ou vive com um fumador, uma planta pode ajudá-lo a remover todos os produtos químicos produzidos pelos cigarros que pairam no ar.

 

3 – Ajudam a limpar o ar

 

Nos nossos artigos anteriores, temos falado das plantas como uma das grande tendências da atualidade, mas a verdade é que as elas são bem mais do que um bonito apontamento na decoração de interiores. As plantas convertem dióxido de carbono em oxigénio e ajudam a renovar o ar das nossas casas, tornando-o mais puro.

 

4 – Ajudam a respirar melhor

 

Como lhe dissemos anteriormente, as plantas convertem dióxido de carbono em oxigénio e, naturalmente, isso tem um impacto verdadeiramente positivo na nossa saúde, prevenindo doenças. Além disso, as plantas também nos ajudam a respirar melhor, fornecendo oxigênio puro para inalar. Então, se pensarmos um pouco, podemos concluir que devemos a nossa sobrevivência às plantas.

 

5 – Trazem bem-estar e felicidade

 

As plantas são mágicas e quem gosta delas sabe do que falamos.

A beleza das plantas não só faz com que a sua casa ou local de trabalho pareça mais fresco, vivo e bonito, como também ajuda a elevar o nosso humor e bem-estar geral. São uma terapia acessível a todos e traz inúmeros benefícios à saúde mental e física.

 

Os benefícios das plantas são incontáveis. A única coisa que deve ter em mente é que precisam de atenção e de cuidados.

No entanto, existem plantas, como as suculentas, por exemplo, que não precisam de um cuidado extremo para se manterem cheias de vida. Por isso, aconselhamos a que analise bem as suas necessidades e os seus gostos quando comprar plantas para sua casa e caso opte por construir um jardim interior.

 

Agora que já conhece alguns dos muitos benefícios que as plantas oferecem à sua saúde, deixamos-lhe algumas imagens para lhe dar inspiração para o seu novo projeto.

Conhece mais algum benefício ou vantagem em termos plantas em casa ou no nosso local de trabalho? Partilhe connosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.