Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

28/03/2019

Agora que os dias cinzentos estão a chegar ao fim, está na hora de trazer para a sua casa a luz e a cor da nova estação: a tão desejada Primavera.

Sabemos que fazer uma alteração completa em sua casa pode ser desafiante, mas fazendo algumas pequenas mudanças, vai sentir uma lufada de ar fresco imediata.

Chegou o momento de arrumar os tecidos pesados e os acessórios escuros e de trazer looks mais claros, leves e brilhantes para dentro de sua casa.

Hoje deixamos-lhe alguns truques – inspirados nas novas tendências primaveris – para aplicar no seu novo projeto de design de interiores.

 

Cores Claras e Brilhantes

A primavera é a época do renascimento, da renovação e também da cor, da luz, da vida. Por isso, o interior da sua casa deve transmitir o mesmo. Guarde algumas das cores escuras que eram tão aconchegantes no inverno e substitua-as por cores mais frescas e brilhantes. Mais vivas! Substitua os castanhos, os pretos e os dourados, por brancos, tons pastel e cores primárias brilhantes. Existem várias maneiras fáceis de adicionar cor a uma casa.

 

Tecidos Leves

Lãs, pêlo falso, malhas e outros tecidos de inverno devem ser guardados para os meses frios. Substitua-os agora por tecidos leves, com cores claras e brilhantes. Aposte também nos padrões coloridos de primavera, nas suas almofadas, tapetes, papéis de parede. Use a imaginação. Se usar um tom neutro de base, vai conseguir conjugar facilmente as cores vibrantes da nova estação.

 

Pinturas

Agora que os dias estão mais secos, as pinturas tornam-se mais fáceis e apetecíveis. Se tiver uns dias livres e alguma motivação extra, considere repintar uma das áreas da sua casa num tom mais vibrante. Pode ser uma cor completamente nova ou apenas um tom mais claro da cor atual. A diferença pode realmente ser surpreendente e se decidir que não gosta, pode sempre alterá-la. Inspire-se na nova Cor do Ano da Pantone: Living Coral. Sem dúvida, uma cor incrível para utilizar na nova estação, seja nas suas paredes, no mobiliário ou nos acessórios da sua casa.

 

Flores

Quando alguém fala em Primavera, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Flores! Use e abuse delas na nova decoração do interior da sua casa. As flores são ótimas para iluminar superfícies planas. Não importa qual a cor ou variedade, pois qualquer flor vai trazer vida a um espaço. O que é particularmente bom e único nas flores é que todas as cores e combinações funcionam bem juntas, por isso é uma ótima maneira de experimentar cores que normalmente não usaria.

 

Abajures

Uma maneira simples, mas muito eficaz, de fazer uma atualização na primavera é trocar os abajures que estão espalhados por sua casa. Existem abajures de todos os tamanhos, cores e padrões possíveis, por isso não será difícil encontrar algo divertido que funcione com o seu espaço. Em alternativa, se quiser uma mudança mais marcante (ou diferente), pode adicionar uma fita à volta do perímetro da parte inferior e/ou superior da sombra do abajur. Pequenos detalhes que fazem a diferença e dão um toque personalizado e especial.

 

Cortinas

A mudança das cortinas tem um grande impacto em toda a área em que se encontram. Substitua as suas cortinas pesadas por novas cortinas com tons claros e coloridos. E lembre-se de um dos segredos das cortinas que já partilhamos em artigos anteriores: quanto mais altas estiverem e compridas forem, mais amplo parecerá o espaço.

 

Acessórios

Nos meses de primavera e verão, menos é mais. Então, guarde alguns dos seus acessórios na dispensa. Tente substituir alguns dos seus acessórios mais pesados, como caixas de madeira escura e castiçais dourados, por jarras transparentes e elementos levemente coloridos. Se gosta de velas na decoração, substitua as escuras por velas brancas ou marfim. Mude todos os acessórios que apelem ao inverno e traga mais cor e vida a sua casa.

 

Seja esta a decoração da sua primeira casa ou a renovação da decoração da casa onde já mora há muito tempo, a mudança é sempre algo verdadeiramente entusiasmante. E pode fazê-lo em pequenas coisas, com pequenos retoques.

Vai experimentar alguma das dicas que lhe deixamos? Gostavamos muito de saber por qual pensa começar. Partilhe connosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.