Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

03/12/2018

Um dos grandes marcos na nossa vida é a nossa primeira casa. Quando nos é dada a chave – a nossa primeira chave – é como se se abrisse um novo mundo e uma nova vida, cheia de desafios e oportunidades.

O momento de decorar a nossa casa é enorme. E quando o primeiro natal se avizinha chega a dar um frio na barriga. A emoção de escolher as primeiras decorações de natal faz parte daquela sensação maravilhosa de poder chamar a nossa primeira casa de verdadeiro lar. Mas por onde deve começar quando precisa de absolutamente tudo? Veja as dicas que temos para si e tenha o natal perfeito na sua primeira casa.

 

Comece pelos básicos

O elemento mais importante do natal é – e sempre será – a árvore. Comece por aí. Uma árvore “real” é sempre a melhor opção, mas as árvores artificiais também podem construir uma decoração bonita e têm a vantagem de se manter intactas ao longo de vários anos.

 

Na realidade, tudo se resume ao seu gosto e preferência. Existem benefícios na experiência de escolher a sua própria árvore e tê-la fresca em casa (especialmente, aquele cheiro de agulha de pinheiro agradável e inconfundível), mas além da durabilidade, como dissemos mais acima, a árvore artificial consegue ser perfeita, tendo os ramos todos nos sítios certos.

 

Deixe a sua árvore bilhar

 

Depois de escolhida a árvore, chegou a parte mais divertida: decorá-la. Compre elementos suficientes para preencher toda a árvore. Escolha bem a(s) cor(es) que quer e decore a árvore por camadas. Lembre-se que a iluminação é o mais importante. Comece por aí, escolhendo as melhores luzes, que não permitam que haja pontos da árvore sem iluminação.

 

Escolha bem a paleta de cores

 

Como em qualquer projeto de design de interiores, a paleta de cores é o elemento, ou um dos elementos mais importantes. Com este esquema de cores, vai poder definir se a decoração será tradicional ou contemporânea. Dourado, vermelho e verde ou prateado e branco são escolhas clássicas que tornam qualquer casa elegante. No entanto, nos últimos anos têm surgido novas e irreverentes opções de cores, ornamentos e enfeites pelo qual pode optar. O mais importante é que goste da decoração, que se identifique com ela e que estas não destoe da restante decoração da sua casa.

 

As cores tendência para este ano são os azuis gelados e os tons de jóias de flores festivas, incluindo rosa fúcsia e vermelho oxblood. Se ainda não tem a certeza se deve ou não arriscar com estas novas cores fora do comum, comece com prateados ou dourados, com um toque de branco como base e use um tom adicional como cor de destaque.

 

Elementos decorativos

A parte mais desafiante está agora concluída. Está na hora de ir à parte mais divertida: os elementos decorativos de natal. A base de qualquer árvore de natal são os pequenos apontamentos que a compõem. Agora que já definiu a sua paleta de cores, invista em peças decorativas da cor base (central) pelo qual optou e espalhe-a pela árvore de forma uniforme. Depois dos elementos da sua cor base já estarem na sua árvore, pegue nas outras peças das restantes cores e comece a complementar a decoração. Uma cor de cada vez é o ideal para que a decoração fique homogénea.

 

A restante decoração da sua casa deve ter apontamentos que combinem na perfeição com a árvore. E lembre-se, a sua coleção de decoração de natal é algo que pode adicionar ano após ano, quando vê peças que chamam a sua atenção.

 

O que consideramos ser mais importante na hora de projetar a sua decoração de natal é que esta reflita fielmente a sua personalidade. Mais do que elegante, bonita e facilmente apreciada pelos outros, a sua decoração deve fazê-lo sentir-se confortável e em casa.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.