Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

11/03/2019

Bohemian ou Boho é um estilo verdadeiramente marcante que veio para ficar, não só na moda como no design de interiores.

 

Para quem quer a sua casa cheia de vida, cultura e repleta de itens interessantes, este é o estilo perfeito. Esta estética desafia a sensibilidade moderna e abraça o despreocupado, o descontraído e o incomum. E apesar de todas as decorações Boho terem semelhanças, são sempre muito ecléticas. Na realidade, não existem dois espaços completamente iguais. E é isso que o torna tão especial.

 

O estilo Boémio é inspirado em pessoas que optam por levar uma vida não convencional e que se recusam a seguir todas as regras impostas pela sociedade. Este estilo espelha essa vida combinando objetos, cores e padrões de vários cantos do mundo.

 

Se está à procura de um estilo que pode personalizar à sua medida e quer iniciar já o seu novo projeto de design de interiores, Boho é mesmo o estilo ideal para si.

 

As Cores Boémias

 

Embora não existam regras quando se trata de decoração boémia (boémio é mesmo o oposto disso), as cores quentes de terra são comuns neste estilo, assim como os tons metálicos e dourados. Utilize também castanhos profundos, verdes e cinzas como cores de base e dê pequenos apontamentos de cor com roxo intenso, laranja ardente e azul elétrico. Combinar e colocar camadas de cores é o que torna esse estilo tão único, por isso, sinta-se à vontade para misturar padrões e texturas e não tenha medo de usar diferentes estilos, um dos grandes erros cometidos na decoração.

 

Utilize têxteis tingidos e padrões dos quatro cantos do mundo e das suas diferentes culturas, dando diversão e exotismo a cada espaço. E se, de repente, começar a parecer um pouco demais, tenha em mente que, embora a “cor saturada” seja a chave para o estilo boémio, o branco pode ter um lugar na decoração, servindo de pano de fundo para tons mais ricos. Utilize o branco para, estrategicamente, trazer um pouco de tranquilidade à equação.

 

Mobiliário Boémio

 

As peças de mobiliário Boho não são facilmente encontradas em qualquer loja de decoração. Procure por móveis em segunda mão (vintage) ou por móveis retro. Cada peça de mobiliário deve ser especial e contar uma história. Divirta-se explorando as lojas vintage locais e as feiras de velharias.

 

Os seus convidados vão sentir a vibe Boho assim que entrarem no espaço, com cadeiras e sofás macios em cores vibrantes e saturadas. Use e abuse também de tapeçarias penduradas na parede e almofadas no chão, criando uma atmosfera verdadeiramente acolhedora. E já que um espaço Boho deve emanar a sensação de “sentar e ficar por algum tempo”, os móveis retos e pouco confortáveis não são bem-vindos aqui. Escolha peças confortáveis e relaxadas, como chaise-longues ou daybeds.

 

Iluminação e Acessórios

 

A iluminação discreta vai unificar a sua casa Boho e completar a sensação de tranquilidade e conforto. Em vez de utilizar candeeiros suspensos, decore com vários candeeiros e velas.

 

Abraçar o mundo natural é fundamental para este estilo. Utilize muitas plantas na sua decoração, uma tendência que nunca sai de moda e que traz vitalidade a qualquer espaço, melhorando a qualidade do ar e tornando-o mais bonito. Filodendros e lírios da paz são uma excelente opção, bem como, as suculentas – agora amplamente disponíveis numa grande variedade de cores e texturas. Estas plantas precisam de pouco mais do que um local ensolarado, ideais para quem não tem tempo ou vocação para cuidar de plantas.

 

Para finalizar na perfeição, junte à sua decoração Boho heranças de família, itens artesanais e objetos das suas viagens. Os acessórios devem contar uma história. Por isso, mostre o que ama verdadeiramente: tapeçarias, garrafas vintage, chapéus tradicionais, mapas, porcelanas… a escolha é sua. E lembre-se que, apesar do estilo boémio ser eclético, pode também ser chique e glamouroso. Por isso, não tenha medo de experimentar um lustre ornamentado ou um grande e majestoso espelho de moldura dourada. A única regra aqui é que cada item possa contar uma história.

 

O que acha deste estilo? Já conhecia? Partilhe connosco nos comentários.

One Reply to “”

  1. Maria João diz:

    Adoro este estilo e estou a pensar adotar na minha nova casa. Obrigada pelas dicas!

O seu endereço de email não será publicado.