Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

12/06/2019

Os escritórios da Google são conhecidos por todo o mundo pela sua distinta e irreverente decoração de interiores e, especialmente, pelos seus espaços lounge.

Estas áreas de convívio, cheia de cor e de atividades para os momentos de descanso dos seus colaboradores, não foram pensadas ao acaso, nem são apenas reflexo de bom gosto dos dirigentes da empresa.

Estes lounges foram concebidos para proporcionar momentos de bem-estar ao seus colaboradores, sendo que uma das muitas consequências seria (e é) o ganho de motivação e, consequentemente, mais produtividade.

Parece mesmo existir uma forte correlação entre o comprometimento dos colaboradores e os lounges para pausas durante o trabalho, e grandes empresas, como a Google, sabem disso.

Está comprovado que um local bonito e confortável e as pausas regulares criam colaboradores melhores, como já lhe contámos num artigo anterior sobre equipas inspiradas e mais produtivas.

 

Aqui estão apenas alguns exemplos dos benefícios das pausas regulares e atividades em espaços lounge no local de trabalho:

 

Mais produtividade

Embora fazer intervalos possa parecer contra-intuitivo quando se trata de aumentar a produtividade, as pausas são na realidade a melhor forma de nos tornarmos mais produtivos. Os colaboradores ganham foco e energia depois de se afastarem das suas secretárias. Uma pausa para leitura numa chaise-longue ou um jogo de pingue-pongue com o colega no intervalo da manhã, ajudam a evitar as quebras de produtividade da parte da tarde.

 

Bem-estar mental

Todos nós precisamos de tempo para recarregar baterias. Hoje em dia, o stress é incrivelmente comum nas nossas vidas e, especialmente, no nosso local de trabalho e isso tem efeitos altamente prejudiciais. Fazer pausas durante o dia de trabalho ajuda a aliviar parte desse stress e melhora o bem-estar mental.

 

Aumento de criatividade

Fazer uma pausa no trabalho para descansar, conversar com os colegas ou jogar algum jogo, pode dar aos funcionários uma nova perspectiva sobre os seus projetos. É verdadeiramente desafiante ter boas e novas ideias quando passamos 8 horas do nosso dia a fazer exatamente a mesma coisa. E é difícil apresentar soluções quando analisamos a mesma coisa o dia todo. Os intervalos certamente que ajudam a fazer com que as ideias criativas fluam.

 

Mais tempo para hábitos saudáveis

Pausas regulares dão tempo para praticar hábitos saudáveis ​​no local de trabalho, como ler, fazer exercícios, jogar, meditar ou participar em atividades.

Se queremos uma empresa mais produtiva, temos de pensar no bem-estar do grande motor de qualquer negócio: as pessoas, os colaboradores que, como a palavra indica, colaboram e contribuem para o crescimento das empresas.

Como podemos acabar com a mentalidade de que as pausas e os espaços lounge são para as pessoas que não gostam de trabalhar? Como podemos eliminar de vez esta ideia de que ao fazermos pausas não estamos a ser produtivos o suficiente (e bons trabalhadores)?

 

Como podemos transformar uma empresa para que todos saiam beneficiados? Deixamos-lhe algumas ideias:

 

Dar incentivos de forma regular

Se for empregador, como parte de seu “programa de bem-estar” no local de trabalho, ofereça aos seus colaboradores algum tipo de incentivo para que estes façam pausas regulares e desfrutem dos espaços de lazer no escritório. Tente criar um “desafio de pausa/quebra” e peça às pessoas que documentem as suas pausas ao longo do dia. Recompense os funcionários por essa participação. Caso seja colaborador de uma empresa, faça uma proposta.

 

Discuta os benefícios

Muitos colaboradores não estão cientes de todos os benefícios de saúde e produtividade que as pausas no trabalho têm verdadeiramente. Mande um e-mail, coloque alguns panfletos ou proponha palestras sobre a importância de passar algum tempo longe da secretária.

E lembre-se: se for empregador, faça pausas também! Liderar pelo exemplo é sempre o melhor caminho.

Quando os colaboradores percebem que seus chefes estão a fazer pausas durante o dia vão sentir-se mais encorajados a fazê-lo também.

 

Decoração de Interiores

Chegámos a um dos pontos mais importantes, senão o mais importante de todos: o projeto de design de interiores para um lounge no escritório.

Certifique-se de que o escritório tem pelo menos uma sala de descanso para os funcionários desfrutarem ao máximo do seu tempo de descanso.

Como lhe dissemos logo no início do artigo, a Google é um excelente exemplo de espaços longue bonitos e criativos.

Mas o que torna estes espaços tão incríveis? Além da cultura da empresa, que naturalmente tem influência, existem alguns pontos-chave que deve ter em conta na hora de aplicar o projeto de decoração de interiores no espaço de lazer da sua empresa:

• Cores vibrantes

• Design que encoraja a descontrair e “brincar”

• Locais alternativos para trabalhar além da secretária

• Cafetaria (sempre com comida saudável e bebidas disponíveis)

• Peças de mobiliário bonitas e confortáveis

• Boa iluminação

• Plantas

 

Seja empregador ou colaborador, existe sempre alguma coisa que pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.

Afinal de contas, é no nosso local de trabalho que passamos a maior parte dos nossos dias, não é verdade? Então, se nos sentirmos felizes enquanto trabalhamos, vamos contaminar toda a nossa vida pessoal e as pessoas que dela fazem parte. E para que isso seja possível, precisamos tomar consciência de que as pausas são realmente muito importantes e nos trazem um leque vasto de benefícios.

Deixamos-lhe algumas fotos de projetos desenvolvidos por nós para que se possa inspirar e para inspirar alguém.

 

Gostou deste tema? Já conhecia todos estes benefícios? Deixe-nos um comentário e partilhe este artigo com os seus amigos (e com os seus chefes).

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.