Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

25/03/2020

O local onde trabalhamos influencia muito o nosso desempenho no trabalho. Apesar de termos todos formas de ser diferentes e gostos distintos, existem alguns pormenores no design de interiores que fazem toda a diferença, no que toca à nossa produtividade. E claro, ao nosso bem-estar geral, que influencia tudo e todos à nossa volta.

Trabalhar em casa, onde muito possivelmente nesta altura tem a família toda consigo, pode tornar-se verdadeiramente desafiante. Inevitavelmente haverá distrações. Para além de estar a trabalhar no mesmo espaço onde tem à sua disposição as suas áreas de lazer, tem ainda todas as solicitações das crianças durante todo o dia, tornando-se assim a procrastinação um alvo fácil e altamente sedutor.

Têm surgido, nos últimos dias e através de vários canais, muitas dicas sobre como manter o foco, mesmo com toda a família em casa. Vale a pena explorar!

Mas, em que é que o design de interiores ajuda na sua produtividade?

Quando trabalhamos em casa, devemos ter uma atenção redobrada em trabalhar o nosso foco e concentração, começando por estipular horas de trabalho, caso a sua empresa não o faça previamente. E sem dúvida que o espaço onde trabalha é uma variável muito poderosa. Ainda que não tenha uma divisão dedicada a este fim, a decoração certa do espaço, vai fazer com que se sinta mais motivado e empenhado no seu trabalho, fazendo com que os seus níveis de produtividade tenham grandes aumentos em muito pouco tempo. Todos os pormenores da sua casa contam e influenciam a sua felicidade.

Para ajudá-lo a criar e atualizar o seu próprio espaço inspirador, juntámos algumas fotografias que o vão inspirar. E mesmo que já sinta que tem trabalhado dentro do ritmo desejado, acredite que as melhorias no ambiente vão fazê-lo melhorar ainda mais a sua performance.

Iluminação e cor

Mas antes disso, queremos lembrá-lo que é muito importante que o espaço onde trabalha todos os dias o inspire e também reflita a sua personalidade. Um dos primeiros passos ao iniciar o seu projeto de design de interiores é pensar nas cores e na iluminação. Caso não tenha a luz natural que precisa nesta área (o tipo de luz ideal), utilize lâmpadas LED, ideais para iluminar as peças decorativas ou as plantas que utilizar no espaço.

Como já referimos anteriormente, e mesmo noutros artigos que escrevemos, a paleta de cores é verdadeiramente importante na hora de desenharmos um novo projeto. Estas cores devem ser escolhidas de acordo com a sua atividade profissional e o seu gosto pessoal. As cores claras deixam o ambiente mais calmo e sereno, já o uso das cores quentes acaba por convidar a alegria e a autoconfiança a entrar. Cada cor tem o seu significado e, naturalmente, todas elas têm e emanam uma energia muito própria. Por isso, pense bem nos tons que terá à sua volta no seu espaço de trabalho. Utilize-as em pormenores tão pequenos quanto as peças na sua mesa, ou a manta que utiliza.

Temperatura

Outra aspeto importante a ter em conta é o aquecimento. A temperatura a que está o seu corpo dita o seu conforto, e o seu conforto dita a sua energia, foco e motivação para trabalhar. Mantenha sempre o seu espaço de trabalho a uma temperatura amena e agradável.

Objetos inspiradores

Decore o espaço com imagens e objetos que o inspirem. Adicione flores, quadros, fotografias e imagens que o façam lembrar-se constantemente dos seus sonhos e objetivos. Uma espécie de “vision board”, que o vão manter sempre focado e orientado rumo ao destino que ambiciona para si.

 



Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *