Sem categoria
08/04/2020
Com a família em casa as rotinas alteram-se e o espaço parece sempre pouco para o tanto que se faz e vive diariamente. Este pode ser um bom momento para repensar a sua casa e torná-la mais funcional, seja para o momento actual, seja pensando num futuro (esperamos próximo) de retoma das rotinas habituais.
A ideia é ter uma casa prática que funcione na perfeição para o vosso dia-a-dia e que ainda traga conforto.
Todas as peças devem ser úteis
Numa casa prática todos os objectos devem cumprir uma função e todos eles são utilizados.
Pegue num papel e numa caneta e comece já a anotar. Avalie bem a vossa rotina diária: o que fazem logo pela manhã, que áreas e objectos utilizam? O que é que funciona e o que pode estar a faltar?
À medida que for escrevendo, vai aperceber-se que utilizam as mesmas coisas todos os dias, praticamente da mesma forma. Falta-lhe alguma coisa? O que é que pode estar a mais? Livre-se de tudo o que não precisa e coloque bem à vista e de forma prática tudo o que usa regularmente.
Cada coisa no seu lugar
A seguir faça uma nova lista de actividades que costuma ter em casa com a sua família.
Agora anote todos os móveis e acessórios que utiliza para realizar essas actividades. O que está a mais? E onde poderiam estar estas coisas de forma a fazê-lo poupar tempo e ter tudo mais organizado?
Desafiamo-lo a caminhar pela sua casa e a olhar à sua volta e reparar nas coisas que mais usam e nas coisas que definitivamente não têm qualquer utilidade (e funcionalidade).
O que não usarem, guarde para mais tarde doar. O que usam com regularidade, coloque-as onde sejam de fácil e rápido alcance. Parecem pequenas coisas, mas são estas pequenas mudanças que vão tornar as novas rotinas mais simples e prepará-lo para começar a ganhar tempo e qualidade de vida. Experimente.
Nós chamamos-lhe “destralhar para organizar”. E vocês, que nome darão a este processo?
Seja o primeiro a comentar