Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

22/07/2019

Sempre quis ter um fim de semana perto da praia mas nunca tem tempo livre? Gostava de ter uma casa na praia mas não pode investir agora?

Com pequenos truques de decoração, vai ser capaz de recriar aquela sensação maravilhosa de um retiro à beira-mar na sua própria casa. Como? Nós mostramos.

Não tenha medo de arriscar. Erros na decoração todos cometemos, mas com um pouco de inspiração e imaginação vai ser capaz de transformar a sua casa de forma simples e acessível, sem ter que gastar uma fortuna.

 

1 – Cores

 

O primeiro passo é a escolha da paleta de cores para a sua “nova casa da praia”. Inspire-se no sol, nas ondas do mar e na atmosfera descontraída da praia para decidir a cor de tinta apropriada a ser usada. O segredo para escolher a cor perfeita é começar com inspiração.

 

Escolha branco e azul marinho ou azul claro para a decoração da sua casa de praia. Mas lembre-se também do verde magnólia, uma cor rica e natural que pode ser combinada com azuis calmantes e suaves.

 

2 – Plantas

 

Escolha algumas plantas como samambaias, palmeiras ou orquídeas. Além de serem altamente benéficas à sua saúde, combinadas com os outros truques que lhe vamos dar, são uma forma arrojada de fazer com que se sinta nos trópicos.

 

3 – Brancos

 

O branco é uma cor mas merece um destaque especial. Use e abuse do branco na sua casa da praia. Se não pode fazê-lo com as peças de mobiliário, aplique este tom nos tecidos e nas peças decorativas: tapetes, almofadas, capas de sofá, roupa de cama, cortinas e até mesmo a louça da cozinha. Esta cor cristalina vai remetê-lo imediatamente para a serenidade da praia.

 

4 – Varanda

 

Tem um pátio ou varanda? Transforme-os num oásis. Se tiver possibilidade, compre mobiliário de jardim em vime e de tons claros. Decore com itens que lhe façam lembrar a praia e utilize algumas velas brancas para as suas noites de verão. Uma pérgola é também uma excelente opção se tiver um jardim.

 

5 – Rústico

 

Adicione um toque rústico à sua decoração. Para dar à sua casa uma aparência e uma sensação semelhantes às lindas casas da praia, cubra as suas parede com painéis rústicos.

Além das paredes, estes painéis que se assemelham a madeira branqueada ou envelhecida podem também ser aplicados no teto.

 

6 – Natural

 

Para criar uma atmosfera calmante – típica da praia-, utilize madeiras e fibras naturais como linho, algodão, corda, junco, bambu e vime. Integre esses materiais na sua decoração através de móveis e acessórios como, entre outros, tapetes, almofadas, cortinas ou cestos.

 

7 – Náutico

 

Elementos náuticos são sempre boas opções para criar uma atmosfera de praia, não acha?

Pás de madeira, bóias, conchas, troncos, gaiolas de lagosta e pranchas de surf podem ser ótimas opções. Lembre-se que deve sempre combinar com a restante decoração.

 

8 – Riscas

 

A decoração de casa de praia nunca fica completa sem as famosas riscas azul-branco, vermelho-branco ou mesmo amarelo-branco. Para complementar a decoração da sua nova casa de praia, além das riscas (que pode utilizar nas mais variadas peças), utilize também imagens marinhas: peixes, âncoras, conchas, estrelas-do-mar, búzios, barcos, cavalos-marinhos, ondas, sandálias e tudo o que lhe faça lembrar a praia.

Em poucas horas pode criar a casa de praia que sempre sonhou. E o melhor de tudo é que estes apontamentos podem ser adicionados no verão e guardados no inverno.

 

É agora que vai transformar a sua casa numa casa de praia? Partilhe connosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.