Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

Sem categoria

05/02/2021

A tecnologia cada vez está mais presente nas nossas vidas, facilitando a comunicação, o trabalho, a gestão e funcionamento das nossas casas e das nossas rotinas diárias.

Hoje queremos falar-lhe de automação residencial, que de forma mais ou menos complexa, possibilita utilizar os dispositivos inteligentes como smartphones e tablets, que combinados com assistentes virtuais, sensores, temporizadores, câmaras permitem controlar a casa à distância e em tempo real.

Idealmente, os projetos de automação de uma casa nova devem ser pensados e criados ao mesmo tempo que o projeto de arquitetura interior, em função da forma como pretende utilizar cada compartimento.

No entanto, se se tratar de uma remodelação, o mercado também oferece várias opções que permitem automatizar a casa, essencialmente através de Wi Fi.

A automação residencial traz diversas vantagens, damos-lhe alguns exemplos:

 

Segurança, conforto e qualidade de vida

Ligar/ desligar luzes, aquecimento, TV, abrir e fechar estores e cortinas, criar um ambiente específico para cada momento do dia, são algumas das muitas tarefas que deixam de ter que ser feitas por si e passam a ser programadas e realizadas com um simples toque.

Imagine a possibilidade de um sistema ligado ao seu GPS, que sabendo a que distância está de casa inicia toda a preparação para a sua chegada: aciona a iluminação, aquece os compartimentos, inicia a preparação do seu jantar, destranca a porta e prepara-lhe um café quente!

As possibilidades são inúmeras e podem passar por sistemas complexos ou mais simples. Dependerá sempre daquilo que for o seu desejo e necessidade.

Por outro lado, estes sistemas podem permitir que, mesmo longe de casa, consiga ver o que está a acontecer no interior e no exterior, acionando ou desativando o que lhe for mais conveniente. Poderá ainda ativar alarmes, bloquear portas, ser avisado sobre fugas de gás ou água e muito mais.

 

– Sustentabilidade e economia

A preocupação com o meio ambiente tem sido um dos pontos mais focados pelos nossos clientes, quando solicitam os projetos de interiores.

Encontramos parte da resposta a esta preocupação na automação residencial, na medida em que a facilidade de controlo aliada a sistemas de contagem eletrónica de consumos, lhe vão permitir perceber de que forma consegue gerir e reduzir gastos de energia, gás e de água, tornando a sua casa muito mais eficiente, económica e sustentável.

 

A automação residencial e o Design de Interiores

Na Maria Vilhena Interior Design procuramos utilizar as tendências mais atuais nos nossos projetos, procurando os sistemas que mais se adequam a cada cliente, em função das suas rotinas e necessidades diárias.

E se imagina que estes dispositivos poderão interferir negativamente com a estética do espaço, desengane-se. Existem hoje no mercado soluções que se enquadram harmoniosamente em cada compartimento, sem que a funcionalidade seja comprometida.

É possível escolher sensores, mostradores, interruptores, etc em diversos acabamentos, havendo até soluções de instalação oculta. Poderá, assim, ter um espaço elegante, clean e totalmente adaptado à sua vida e à sua personalidade, como se de uma extensão de si se tratasse.

 

Quer saber como pode mudar a forma como vive a sua casa? Contacte-nos para ter um projeto à sua medida.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *