Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

08/11/2018

Estamos no último trimestre do ano, a altura ideal para começar a planear o novo ano que se avizinha. O início de um novo ano traz consigo a ideia de vida nova e, muitas vezes, é a alavanca que precisamos para iniciar aquele novo projeto, a nova dieta, a mudança de cidade ou até mesmo a transformação total da decoração da nossa casa.

As mudanças podem ser desafiantes, sobretudo de iniciar, já que implicam a saída da nossa zona de conforto. Mas um novo projeto de design de interiores vai trazer-lhe uma lufada de ar fresco e, muito provavelmente, uma motivação extra para iniciar outras mudanças igualmente positivas na sua vida.

O próximo ano traz algumas tendências de design de interiores incomuns, mas ao mesmo tempo verdadeiramente encantadoras e entusiasmantes: cores pastel de gelado, padrões geométricos e uma reinvenção do estilo escandinavo.

Hoje queremos deixar-lhe algumas sugestões para que se inspire na decoração da sua nova casa, da sua nova vida.

 

1 – Tons Terra

 

Basta folhear uma revista de decoração ou seguir o seu feed do Instagram ou do Pinterest para perceber que esta paleta de cores está de volta.

Uma transição para uma vida mais consciente é refletida nos interiores terra e também nos verdes. A mistura bege e cinza vai também voltar, em tons neutros e cores mais ricas, como terracota, azuis mais profundos e verdes quentes.

 

 2 – Estilo Japandi

 

A tendência escandinava não é uma novidade e muitos acreditam que está a perder força. No entanto, parece que o estilo acabou por ser reinventado com o Japandi.

Este novo estilo, combina a vibração moderna e rústica do design escandinavo com a elegância tradicional associada ao estilo Japonês. Juntos, acabam por formar uma nova forma de minimalismo.

 

 3 – Apontamentos Étnicos

 

 

O conceito de globalização tem uma presença cada vez mais forte na nossa nossa sociedade. Hoje estamos todos a um simples clique de distância e esse acesso privilegiado está a mudar radicalmente a maneira como vivemos.
O consumidor é mais viajado e informado e quer mostrar essa faceta também nas suas casas com as suas escolhas de decoração arrojadas.

Alguns dos mais proeminentes designers têm vindo a inspirar-se nas culturas asiáticas e africanas e nas suas tribos. Esses apontamentos estão presentes em toda parte e é exatamente por isso que eles se tornaram tão modernos e disponíveis para todos.

 

4 – Papéis de Parede

 

A verdade é que os papéis de parede dificilmente saem de moda, mas em 2019 vão evidenciar-se. Faça do seu papel de parede o rei da sua casa. Escolha padrões floridos, pássaros, nuvens… o que mais gostar, desde que “choque”.

 

5 – Cores Gelado

 

As cores de gelado vão ser a grande tendência de design de interiores do próximo ano.
Sugerimos que utilize estas cores numa única parede ou em várias. E se sentir coragem, utilize acessórios e peças de mobiliário também nestes tons.

 

6 – Geométricos

 

Embora tenhamos visto a geometria em 2017, ela surgiu sobretudo em almofadas e tapetes. Este ano é tudo sobre azulejos, papel de parede e arte.

A decoração deixará de ser apenas sobre acessórios, móveis e pintura de parede. Pisos e tetos começam agora a receber a atenção que merecem, tornando-se uma das grandes tendências do próximo ano.

 

7 – Ombré

 

Ombré é uma nova tendência baseada na transição de tons escuros para tons claros ou de um tom para outro. Esta técnica, também chamada de “degradê”, pode ser utilizada em diversos detalhes da sua casa. No entanto, a implementação desta técnica deve ser aplicada por quem a domine ou tenha aptidão para as artes. O ideal é que contacte um profissional.

 

8 – Verdes

 

Num artigo anterior, mostramos-lhe os apontamentos verdes e tropicais como uma grande tendência para 2018. A boa notícia é que vieram para ficar. Há mais do que estética nessa tendência: acredita-se que as plantas sejam verdadeiramente benéficas para a saúde e ajudam a limpar o ar, já que absorvem produtos químicos prejudiciais e regulam a humidade. É uma maneira económica de adicionar cores e glamour instantâneos ao interior da sua casa.

Sente-se inspirado? Qual destas tendências pensa utilizar na renovação da sua casa? Partilhe connosco nos comentários e incentive-nos a escrever mais.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.