Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

29/01/2019

A sala de estar das nossas casas é aquele local mágico onde toda a família se reúne e onde várias histórias e peripécias do dia-a-dia são contadas no meio de filmes, cobertores e sestas inesperadas. Por este motivo, esta área sagrada do nosso lar deve ser criada de forma meticulosa, combinando beleza com o melhor dos confortos.

Mas nem sempre é fácil conseguir as conjugações perfeitas. E quando achamos que finalmente acertámos, parece que afinal está a faltar alguma coisa e queremos mudar tudo novamente. E quando não planeamos e projetamos os nossos gostos e sonhos antes de os implementar, corremos o grande risco de cometer alguns erros. Erros que, regra geral, influenciam negativamente toda a decoração e, consequentemente, o bem-estar e harmonia de toda a família, já que a decoração e cada um dos seus pormenores, tem um papel preponderante no nosso estado de humor.

Hoje, preparámos para si aqueles que consideramos ser os 7 erros mais comuns no design de interiores das salas de estar, para que possa estar preparado para os contornar e decorar a sua sala como um profissional.

 

1 – Escolher o Sofá Errado

 

Não nos cansamos de dizer: o sofá é mesmo o rei da sala e, quiçá. de toda a casa. Uma grande e bonita sala de estar começa com um grande e bonito sofá. É a chave para o conforto, mas também é fundamental ter em consideração o seu design. Veja com calma todas as opções que há no mercado e depois sim, escolha o sofá perfeito. Comprar por impulso é ótimo para acessórios ou pequenas mesas de apoio, mas nunca para um sofá, pois pode ser um erro que lhe sai muito caro. Uma forma segura de escolher este elemento é optar pelo minimalista e simples. Preste atenção ao tecido e à intemporalidade da forma e, se não quer trocar de sofá tão cedo, evite os que são excessivamente ornamentados.

 

2 – Comprar um Tapete Pequeno

 

Esqueça os tapetes pequenos na sua sala e opte por grandes carpetes que preencham elegantemente todo o chão. Tapetes grandes podem ser caros e podem tornar-se um compromisso assustador, mas é um dos aspectos mais importantes de uma sala.

 

 3 – Ter um aspecto de “Show Room

 

Outro erro que assola salas de estar em todos os lugares é o estilo “showroom”. Por outras palavras, uma sala “showroom” é uma sala que parece ter sido comprada na loja de móveis e decoração, tal e qual como está exposta. É importante misturar elementos novos para criar uma sala interessante, eclética e personalizada. Não caia no erro de construir uma sala modelo. Desafie-se a criar.

 

4 – Falha no Planeamento

 

Como lhe dissemos no início deste texto, a falta de planeamento conduz ao erro. “Falhar em preparar-se é preparar para falhar.” Por isso, planeie, desenhe e projete a sua sala antes de começar a decoração. Onde vai estar cada peça e porque motivo, já sabe? Planeie antes de passar à ação e vai conseguir ter a sala que sempre sonhou.

 

5 – Peças de Arte Mal Colocadas

 

Uma peça de arte mal posicionada na sua sala de estar, por muito deslumbrante que seja, pode tornar-se um desastre e arruinar toda a decoração. É importante perceber que peça quer e se é adequada para a área em questão. Tenha isso em consideração antes de investir em peças demasiado caras que depois não poderá usar.

 

6 – Não Misturar Estilos

 

Muitas pessoas têm medo de arriscar na mistura de estilos, mas esta é uma tendência que veio para ficar e que dá um toque verdadeiramente deslumbrante a qualquer espaço.

Misture estilos de móveis com o estilo de arquitetura. Junte móveis contemporâneos com móveis mais tradicionais, tapetes antigos marroquinos, bancos africanos e arte contemporânea. Recupere peças antigas e misture-as com sofás personalizados. Transforme a sua sala de estar num espaço intemporal.

 

7 – Sala Demasiado Perfeita

 

Todos nós conhecemos alguém que tem uma sala de estar imaculada. Tão perfeita que ninguém se atreve sequer a experimentar o conforto do sofá. Se também não usa a sua sala com medo de danificar os móveis ou de destruir o local perfeito, saiba que existem algumas opções no mercado que o podem ajudar, como tecidos especiais para crianças ou animais de estimação, por exemplo. Assim, vai poder usufruir verdadeiramente dos momentos em família, livre de medos.

 

Conhece mais algum erro que nos possa contar? Partilhe connosco nos comentários.

 

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.