Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

09/08/2018

Hoje em dia, conseguir uma casa com boas áreas pode tornar-se um verdadeiro desafio. Por isso, surge a necessidade de tomar o maior partido dos espaços pequenos, evitando alguns erros comuns na hora da decoração. Decorar um apartamento ou casa com áreas pequenas, apesar de mais habitual nos dias de hoje – sobretudo em faixas etárias mais jovens – pode ser bem mais simples do que imagina.

Hoje, deixo-lhe alguns erros que deve evitar quando iniciar a decoração do seu espaço, se quer que este pareça bem mais amplo do que é na realidade.

 

1 – Utilizar cores escuras em excesso

As cores escuras são elegantes e transmitem algum glamour aos espaços. No entanto, quando falamos de espaços pequenos, as cores escuras devem ser utilizadas com algum cuidado para não tornar as áreas mais carregadas e ainda mais pequenas do que já são. O objetivo é o oposto. Portanto, utilize cores mais claras. Brancos e nudes são uma excelente opção para si e vão tornar as áreas maiores e mais leves. Ainda assim, se gosta mesmo destes tons mais intensos, sugerimos que escolha somente uma das paredes da sua casa ou então invista em acessórios, não comprometendo tanto o espaço.

 

2 – Não pensar nas dimensões da mobília

Antes de comprar o “recheio” da sua casa, tenha em atenção as dimensões e volume das peças de mobiliário que vai adquirir. Esteja atento aos metros quadrados de cada divisão e escolha as peças tendo esse aspeto em conta. A funcionalidade é a chave. Não sobrecarregue as divisões com demasiadas peças. Pense no essencial e na simplicidade. Deixe a sua casa respirar e caminhe sobre ela de forma livre e despreocupada.

Como referimos no nosso último artigo, algo bastante inteligente é apostar em móveis funcionais e versáteis. Existem imensas opções no mercado, como armários que se transformam em secretarias de trabalho, por exemplo. São excelentes opções para espaços pequenos.

 

3 – Encher a Casa de Acessórios

Os ambientes pequenos devem ser funcionais e por isso mesmo não deve exagerar nos acessórios. Lembre-se, menos é mais. Um acessório que pode usar e abusar na sua casa de dimensões reduzidas são os espelhos. Além de conseguir encontrar espelhos deslumbrantes, estes têm o dom de abrir os espaços e ilusoriamente, torná-los maiores e mais amplos.

 

4 – Cortinas Curtas

Este é um erro muito comum na decoração de espaços pequenos que deve eliminar já. Quase ninguém pensa nos cortinados no momento da decoração, mas a verdade é que podem mesmo transformar um espaço. Utilize cortinas longas e de cor clara, como branco ou bege, e tente colocar o varão ou caixa das cortinas o mais alto e próximo do tecto possível. Sem dúvida que vai transformar a sua pequena casa num bonito e espaçoso palacete. Experimente.

 

5 – Diferentes tipos de piso

Muitos tipos de piso recortam os ambientes e criam a sensação de que o espaço é ainda mais pequeno. Opte por um piso igual em todas as divisões da sua casa e vai poder comprovar que este lhe vai dar amplitude sem delimitar o espaço.

 

6 – Não apostar em espaços amplos e integrados

A eliminação de paredes otimiza o espaço e confere amplitude visual. Se a estrutura permitir, integre várias divisões da sua casa. Vai criar a sensação de que está numa casa absolutamente maior do que está na realidade. E é esse o objetivo, não é?

 

Conhece mais algum erro a evitar ou truque a adotar que queira partilhar connosco? Partilhe connosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.