Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

23/08/2018

O nosso lar é uma extensão daquilo que nós somos. A forma como decoramos e dispomos todas as nossas coisas reflete a nossa essência, e tudo o que fazemos entre aquelas 4 paredes acaba também por nos definir e influenciar a nossa motivação, produtividade e a forma como encaramos a vida.

Estudos científicos mostram que ajustando apenas pequenos hábitos e rotinas do nosso dia-a-dia podemos mesmo provocar um verdadeiro impacto sobre a nossa felicidade e sentir que estamos no controle da nossa vida.

Alguns pequenos truques podem realmente fazer a diferença. Vai sentir-se mais feliz e confortável em casa e, consequentemente, fora dela também. Vai sentir-se a caminhar sobre nuvens, como se uma leve e perfumada lufada de ar fresco lhe entrasse pela janela todos os dias. Basta adoptar estes pequenos hábitos saudáveis de forma consistente:

 

1 – Faça a sua cama todos os dias

Muitas pessoas de sucesso têm o hábito diário de fazer as suas camas pois acreditam ser o primeiro passo para se alcançar coisas grandiosas. Este hábito-chave, como muitos lhes chamam, funciona como um catalisador para outros bons hábitos. Crie novos hábitos e estruturas e faça a cama todos os dias antes de sair de casa.

 

2 – Mantenha os quartos organizados e limpos

Esta dica vem de encontro à primeira. É sabido que a desordem e desarrumação causam stress e que, do outro lado da moeda, a ordem e organização trazem paz e bem-estar. No nosso artigo anterior sobre organização falámos exatamente disso: um ambiente organizado ajuda-nos a manter a nossa mente organizada também. Organizada, limpa e sã. O quarto, especificamente, é um local para relaxamento e descanso. Se pensarmos assim fica mais fácil perceber o que devemos manter nele. Tente utilizar estas divisões somente para o descanso e livres de objetos distratores. Mantenha as suas coisas sempre nos mesmos locais e não deixe roupa espalhada. Vai ver que a hora do sono vai tornar-se bem mais reparadora.

 

3 – Lembranças Positivas

Um dos motivos pelos quais as experiências e respetivas recordações nos tornam mais felizes do que as coisas materiais é devido a todo o ciclo de prazer que as mesmas nos proporcionam: planear a experiência, aguardar por ela, desfrutar e depois recordar. Faça da sua casa uma galeria de lembranças positivas. Decore-a com fotografias e objetos que o transportem para aqueles momentos onde foi verdadeiramente feliz e sempre que olhar para elas sentirá uma alegria imensa como se tivesse passeado um pouco pelo passado.

 

 

4 – Criar um Santuário

Crie um “santuário” em sua casa e ofereça à sua mente um lugar para descansar e recarregar energias. Não precisa ser um quarto inteiro. Pode ser um recanto de leitura, uma chaise longue num local estratégico ou até mesmo um pequeno “spa” na sua casa de banho, como já lhe mostramos que é possível fazer num artigo anterior.
Utilize cores brilhantes, porém suaves, como sálvia e texturas suaves como veludo. Opte também por luz quente e linhas curvas em padrões e objetos, em vez de linhas retas. Alguns estudos mostram que preferimos linhas curvas, já que ângulos retos são percebidos por nós como ameaças. Crie este espaço especial em sua casa de forma a ajudá-lo/a a se sentir-se em paz.

 

5 – Convide um amigo

Convide um amigo ou um familiar todos os dias para visitá-lo, seja para um jantar ou um simples chá. Nós, seres-humanos, somos seres sociais, e muitos estudos mostram que mesmo quando parece que não temos vontade, a socialização com as pessoas de quem mais gostamos faz-nos sentir melhor.

 

Se gostou deste tema, deixe o seu comentário e incentive-nos a escrever mais.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.