Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

18/09/2018

Alguns de nós, temos uma certa aptidão para design. Sabemos exatamente que cores combinar, que padrões jogam bem uns com os outros, que cores utilizar e em que áreas o azul fica deslumbrante e onde que o vermelho é impensável. Já outros de nós, passamos os dias a fazer scroll no Pinterest para conseguir tirar uma boa ideia para remodelar a nossa casa e acabamos por adiar a decoração meses atrás de meses. E quando arriscamos, a realidade parece não corresponder minimamente às nossas expectativas.

Hoje, queremos mostrar-lhe os (simples) truques que os profissionais de decoração de interiores utilizam e que lhe vão dar a oportunidade de conseguir a casa de sonho que há tanto tempo deseja ter.

 

1 – Padrões de Cores

 

Se pensa fazer uma reforma mais “radical”, o primeiro passo é mesmo definir uma paleta de cores. Primeiro, escolha o esquema básico de cores para toda a casa e depois sim, pode pensar na decoração.

 

2 – Use Verticalidade

 

Opte por verticais fortes e evite horizontais. Espelhos compridos e cortinas altas, por exemplo, vão dar amplitude a qualquer espaço. E se mantiver os móveis baixos, as áreas vão parecer maiores e mais altas.

 

3 – Abuse de Texturas

 

Uma decoração neutra pode ser interessante. Basta incluir uma variedade de materiais. Utilize cores claras nas tintas e nos móveis e jogue com texturas nos objetos de decoração e no papel de parede.

 

4 – Troque cadeiras por bancos

 

Bancos de sala de jantar podem não ser convencionais, mas com certeza são bastante aconchegantes. E irreverentes. Experimente espalhar pela sua mesa de jantar cadeiras e bancos diferentes. Vai dar-lhe um toque verdadeiramente especial e único.

 

5 – Utilize a regra 50/100

 

Na decoração da sua casa, misture 50% de tinta mais leve do que a base e outros 150% mais escuro. É um método seguro para desmembrar uma parede e uma maneira arquitetónica de utilizar as cores.

 

6 – Use veludo

 

Não sabemos até quando, mas o veludo é uma grande tendência neste momento. Experimente colocar um grande e colorido sofá de veludo na sua sala.

 

7 – Compre um bom sofá

 

Uma dica importante: não economize no sofá. Além de um sofá ser o rei de uma sala pela sua grandeza, ele deve ser bonito e, sobretudo, confortável.

 

8 – Experimente o alto contraste

 

Utilize algumas peças de mobiliário que contrastem com a restante decoração. Não tenha medo de ser ousado.

 

9 – Escolha bem as cortinas

 

Sobretudo se tem um espaço pequeno e pretende torná-lo maior, opte por cortinas altas, que vão do tecto até ao chão. Se pensa usar cortinas já prontas e não feitas por medida, certifique-se que, pelo menos, estas tocam o chão.

 

10 – Pinte os tectos

 

Pintar o tecto ligeiramente mais claro que o tom das paredes, vai tornar o espaço ilusoriamente maior e mais amplo.

 

11 – Arrisque nos escuros

 

Mergulhar em tons fortes pode ser intimidante, mas a melhor maneira é mergulhar mesmo de cabeça. Uma das estratégias mais bem sucedidas é pintar uma cor forte em tudo, desde o rodapé e sancas até as paredes. Funciona bem porque não é contrastado com uma cor diferente.

 

12 – Crie “ilusões”

 

Nas casas de banho, a maioria das pessoas opta por vidro fosco ou cortinas opacas para obter maior privacidade, mesmo que as portas totalmente transparentes lhes pareçam mais bonitas. Mas há algo a ser dito em termos de transparência: se as paredes tiverem quadrados, as portas de chuveiro de vidro transparente adicionam imagens quadradas instantâneas. Para completar a ilusão, corra os ladrilhos diretamente para a base, que vai fazer com que pareça maior também.

 

13 – Pendure espelhos

 

Como já aconselhámos em artigos anteriores, use e abuse de espelhos. Eles vão aumentar os espaços. Mas tenha atenção ao que eles vão reflectir. Experimente reflectir o lindo lustre da sala de jantar, por exemplo. Um dica importante: não coloque espelhos frente a uma porta. Vai encolher o ambiente e torná-lo sufocante.

 

14 – Diferentes almofadas

 

Utilize almofadas diferentes no seu sofá ou cama para quebrar a monotonia. O ideal é trazer contraste com cores alegres. Aposte em veludo e padrões animais ou de plantas.

 

15 – Lembre-se do Hall

 

O Hall de entrada da sua casa é o cartão de visita. Opte por uma bonita consola (ou aparador) e combine com um belo papel de parede ou uma planta. Não exagere nos objetos de decoração.

Estas são pequenas e simples dicas mas que farão a verdadeira diferença na decoração da sua casa. Se conhece algum truque que não tenhamos mencionado, partilhe connosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.