Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

19/03/2018

Quando pensamos em decorar os quartos dos nossos filhos, o conforto e a estética são as primeiras coisas que nos passam pela cabeça. O quarto deve ter uma cama confortável e uma decoração bem pensada e cheia de vida. Mas já pensou no quão importante é que também este espaço estimule cognitivamente as nossas crianças?

O quarto pode estimular a coordenação, o desenvolvimento motor e psíquico. Este foi o método criado inicialmente por Maria Montessori e que está já espalhado pelos 4 cantos do mundo.

 

 

Os quartos Montesseorianos são pensados de forma a proporcionar liberdade, desenvolvimento e criatividade. Brinquedos, prateleiras, objetos, cores… tudo é desenvolvido e aplicado para que a criança, além de estar constantemente a ser estimulada em todos os seus sentidos, consiga aceder às suas coisas sem a ajuda de um adulto, estimulando a sua curiosidade e criatividade. Contrariamente ao habitual, esta decoração deve ser pensada tendo em conta a criança e as suas necessidades e não os pais.

Neste momento, deve estar a pensar: “mas um quarto pensado para uma criança, é um quarto seguro?” Claro. Com esta decoração a criança pode ser livre e estar segura ao mesmo tempo. O objetivo é que este quarto ofereça total autonomia à criança, sem nunca a colocar em perigo.

 

Algumas dicas para estes quartos:

⁃ Opte por colocar o colchão no chão ou utilize uma cama baixa, para que a criança se consiga deitar e levantar sem ajuda
⁃ A organização do quarto é feita pela criança, com a ajuda dos pais
⁃ É aconselhável escolher recipientes, como cestas e caixas, sempre ao alcance da criança, e estes devem estar divididos por seções diferentes
⁃ Fotos, quadros e espelhos, devem estar à altura do seu olhar
⁃ Devem existir brinquedos e livros diferentes no quarto, bem como materiais para fazer novos projetos artesanais, para que a criatividade seja constantemente estimulada

 

 

O Método Montessori encoraja as crianças a desenvolverem independência e autodisciplina. Com o tempo, estas vão ser capazes descobrir quais as suas verdadeiras paixões.

 

O segredo é decorar o quarto de forma bonita, confortável, segura e com vários brinquedos e atividades lúdicas à disposição dos seus filhos, para que estes possam abrir asas à sua imaginação.

Gostou deste tema? Comente e incentive-nos a escrever mais.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.