Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

09/07/2018

Há quem diga que basta ter dinheiro para fazer um bom modelo de negócios e montar a empresa dos seus sonhos. Este até pode ser um bom ponto de partida ou uma boa alavanca, mas como já referimos num artigo anterior, o que faz uma empresa crescer de forma saudável são as pessoas que nela trabalham.

 

Todos sabemos que uma atmosfera confortável desempenha um papel verdadeiramente importante no nosso humor e produtividade. Mas sabia que a decoração bem projetada do seu escritório pode ter um grande impacto no sucesso do seu negócio?

Os escritórios mais produtivos equilibram o conforto do lar com uma imagem comercial profissional. Além da criação de relações interpessoais saudáveis, um ambiente elegante, cheio de cor e inspiração proporcionam um ambiente feliz e saudável para todos as pessoas.

 

É muito importante que a arquitetura interior transmita os valores da empresa de forma a que todos se sintam bem.

 

Hoje deixamos-lhe 10 dicas de decoração que vão trazer mudanças muito positivas ao seu escritório, mantendo a sua equipa produtiva, inspirada e motivada todos os dias.

 

1 – Certifique-se que a missão da sua empresa está bem clara

Crie uma imagem ampliada da missão da sua empresa e coloque-a numa área comum. Ver a missão várias vezes ao dia pode ser uma maneira eficaz de mostrar os valores da empresa e um ótimo lembrete motivacional.

 

2 – Integre as cores da sua empresa na decoração

Ao escolher a paleta de cores do seu escritório, incorpore as cores da sua marca para que o espaço realmente defenda um estilo consistente que reflita a essência da sua empresa. As cores certas podem ter um poderoso impacto psicológico nas pessoas, fazendo com que elas se sintam mais felizes.

 

3 – Tapetes no escritório? Claro que sim!

Os tapetes ou carpetes são uma ótima forma de delinear vários espaços sem criar barreiras físicas. Se o seu escritório for em “open space”, melhor ainda.

Colocá-los debaixo de móveis para agir como acentos agradáveis ou adicionar um tapete diretamente fora de suas portas do escritório, são ótimas opções e vão trazer vida e conforto ao espaço.

 

4 – Peças de mobiliário únicas

Escolha peças de mobiliário com design e cores únicas. Existem imensas opções para sofás, cadeiras, mesas e afins que vão dar um toque personalizado ao seu escritório. Desde cadeiras otomanas com estampas de animais, a chaise lounges arquitetónicas, vai conseguir encontrar móveis que falem pela sua marca.

 

5 – Espelhos

Os espelhos têm a capacidade única de ampliar os espaços, transformando-os em áreas mais convidativas e amplas. Experimente colocar alguns espelhos por todo o seu escritório e vai ver que além de profissional e único, vai parecer também mais requintado.

 

6 – Reavalie a energia do seu escritório

É muito importante que cada área tenha a sua própria atmosfera. Se quer que a sua sala de reuniões tenha um ambiente mais sério, por exemplo, um esquema de cores neutras será o indicado. Já no espaço lounge, que convida à descontração e diversão, deverá optar por um tipo de decoração totalmente diferente. É absolutamente necessário que faça essas distinções.

 

7 – Deixe que cada um decore ao seu estilo

Dado que todos nós temos um gosto e estilo próprios, incentive a sua equipa a decorar a sua secretária ao seu gosto de forma a que possam trabalhar mais confortáveis e motivados.

 

8 – Luz, claro!

Em quase todos os artigos falamos da importância da luz em todas as áreas.

Uma boa iluminação é um dos elementos mais importantes de um escritório. O seu espaço pode ser equipado com os melhores móveis e a combinação de cores mais incrível, mas nada disso vai conseguir brilhar verdadeiramente se não tiver a iluminação certa.

Como a iluminação natural é sempre melhor, mantenha todas as áreas das janelas desobstruídas para preencher o espaço de trabalho com a maior quantidade de luz natural possível.

 

9 – Compre um “White Board”

Seja no seu próprio espaço ou numa área comum, adicione um quadro branco (ou quadro negro de ardósia) para dar uma aparência criativa e intrigante. Use isso para marcar tarefas, realizar apresentações e como um convite aberto para os membros da equipa fazerem o mesmo. O ideal é que estes quadros fiquem em áreas propícias a brainstorms e reuniões de equipa.

 

10 – Cesto de fruta e snacks saudáveis

Coloque uma cesta de frutas num lugar inesperado, como a mesa de café no lobby.

Fazer isso não apenas cria uma imagem bonita, mas também incentiva a lanches saudáveis. Fruta fresca, frutos secos, snacks saudáveis e garrafas de água acessíveis a todos são ótimos incentivos e excelentes combustíveis para o cérebro.

Compre plantas para dar vida ao seu escritório, pendure fotos da equipa pela parede e quadros artísticos, convide a pausas durante o dia e faça com que os seus colaboradores se sintam confortáveis, felizes e muito mais motivados e capazes de produzir mais e melhor.

 

Se gostou deste tema, deixe-nos o seu comentário e incentive-nos a escrever mais.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.