Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

14/06/2017

O quarto é um espaço de relaxamento e destinado à renovação das nossas energias. Por isso, é muito importante que este esteja verdadeiramente alinhado com os nossos gostos para que nos possamos sentir bem, tranquilos e em paz. Se está a pensar decorar o seu quarto, dar-lhe aquele “refresh” que há tanto tempo planeia dar, existem alguns passos importantes que quero que leia antes de começar.

 

Passo 1: Reúna Inspiração

Este é um passo fundamental. O primeiro passo para um projeto de decoração é a pesquisa. Utilize revistas, sites de decoração e o Pinterest para se inspirar. Vá guardando as imagens e ideias de que gosta mais numa pasta para que possa rever sempre que necessário (e inspirar-se!).
Neste caso, sugiro que guarde somente imagens de quartos, já que os seus gostos podem diferir bastante consoante a divisão e isso pode confundi-lo um pouco na hora de escolher a decoração e todos os elementos necessários à mesma.

 

Passo 2: Aproveite o Que Tem

Faça uma lista das coisas que gostaria de ter no seu quarto. Anote as coisas que já tem. Depois de ter essa lista, caso algo fique de fora, pense como pode reutilizar essas coisas ou, caso não as queira mais, como pode vende-las ou mesmo oferecer a alguém.
Deixo-lhe uma pequena lista daquilo que pode vir a precisar, lembrando que são apenas sugestões e que pode sempre optar por outras coisas:

 

– Cama ou estrado

– Colchão

– Almofadas e colcha/edredon

– Mesas de cabeceira

– Candeeiros

– Cómoda ou outro móvel semelhante

– Roupeiro

– Um sofá ou algo onde se possa sentar além da cama

– Detalhes de decoração como fotos, arte, papel de parede

– Tapetes

 

Agora que já tem a sua pesquisa de inspirações feita – que realizou no primeiro passo que lhe deixei – e tem esta lista de essenciais, associe a cada ponto desta mesma lista, uma ou várias imagens das que já escolheu.
Com este simples exercício vai ser capaz de visualizar a sua nova decoração sendo, portanto, mais fácil tomar uma decisão antes de partir para as compras, pinturas e afins.

 

Passo 3: Tenha em consideração as suas limitações e as circunstâncias

Antes de partir para a decoração na prática, é importante que considere 3 pontos essenciais:

 

1. O “Timming”​. Pense bem no tempo que vai ter para usufruir deste espaço. Acabou de comprar casa ou é somente um local, possivelmente, temporário? Considerando o compromisso que tem com este espaço, as suas decisões no ato de compra serão bem mais conscientes. Será a altura ideal? Mesmo que não tenha a certeza disso agora, imagino que já tem uma perceção a médio prazo. Portanto, planeie as suas compras e o seu projeto tendo isso em conta mas não deixe de o fazer só porque não tem certeza de quanto tempo vai ficar. Seja apenas mais consciente das suas escolhas, planeando bem.

2. Orçamento. ​Faça um orçamento mas não permita que isso o impeça de por o projeto em ação. É importante descobrir o que quer primeiro e depois fazer com que funcione consoante o seu orçamento. A chave é descobrir e definir exatamente o que quer e depois adaptar.

3. Espaço e Organização. Onde guarda as suas coisas neste momento? Está a usar esse espaço da forma mais eficiente que poderia usar? Pense nisso.

 

Passo 4: Defina o seu estilo pessoal de decoração

Tire algum tempo para definir o estilo de decoração que mais se enquadra aos seus gostos e à sua maneira de ser e estar. Sugiro que, agora que tem aquela recolha de imagens inspiradoras, escolha os dois estilos que mais gosta e vá acrescentando mais imagens semelhantes a cada um deles.
Assim que perceber precisamente o que gosta, vai ser mais fácil decidir por um estilo e iniciar o novo processo de decoração.

 

Passo 5: Escolha uma cor base

Neste caso, pode optar pelo seguro escolhendo cores mais neutras ou arriscar e ser mais ousado. A escolha é derradeiramente sua. O mais importante é que se sinta bem naquele que será o seu espaço de relaxamento. A minha sugestão é que não abuse do número de cores ou da sua intensidade para que a tranquilidade reine no seu quarto e possa repor as baterias da maneira mais eficaz.

 

Vai ser incrível ter finalmente um quarto que incorpora todas as suas coisas favoritas, criando um espaço acolhedor e aconchegante.

 

Se gostou deste tema, partilhe com os seus amigos nas redes sociais e comente também.
Inspire-nos a escrever mais!

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.