Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

04/12/2017

Em Novembro lançamos um artigo com alguns truques para os pais poderem manter as suas casas organizadas e sem os brinquedos dos seus filhos espalhados por toda a casa. Hoje escrevemos para si, com ou sem filhos em casa, mas com o mesmo desafio: manter a casa organizada.

Considera-se uma pessoa arrumada e organizada, mas não consegue manter as almofadas do sofá no lugar certo? Tem sempre roupa usada em cima da cadeira do seu quarto? Os sapatos nunca estão na sapateira? Há sempre louça suja na pia ou na mesa da sala? Todos os dias diz “amanhã é que é!” e no dia seguinte sai novamente de casa com a cama desfeita? Então este texto é para si.

Vivemos os nossos dias em piloto automático. Levantamo-nos mais tarde do que planeamos na noite anterior, arrastamo-nos para o chuveiro, saímos de casa a correr e de estômago vazio, passamos o dia a trabalhar e quando chegamos a casa, o cesto da roupa suja está mais cheio e já não cabe nem mais um prato na máquina de lavar louça. Dia após dia, as coisas vão-se acumulando e nós vamos procrastinando mais um pouco, porque afinal de contas, “não é assim tão importante!”. Mas, na realidade, é. Manter a casa organizada é importante e por isso não nos esquecemos nunca dessa necessidade. Um ambiente organizado ajuda-nos a manter a nossa mente organizada também. Organizada, limpa e sã.

Imagino que já tenha tentado tudo, mas que com o passar do tempo esse plano acaba por fracassar. Verdade? Vou deixar-lhe algumas dicas que considero serem essenciais para que seja capaz de manter a sua casa o espaço bonito e acolhedor que sonha ter.


QUARTO

Tenha compartimentos e gavetas específicas destinadas a cada uma das coisas que tem nesta divisão. Assim que as usar, volte a colocar no sítio certo. Faça isto de forma sistemática, mesmo que a sua “cabeça” lhe diga que não ou que o tente enganar com o “depois arrumo”. Após fazê-lo fazer inúmeras vezes, sem quebras, este hábito vai tornar-se inconsciente e como tal, não será esquecido. Tal como lavar os dentes, andar de bicicleta, comer com talheres… Insista e persista e transforme-se na pessoa mais organizada que conhece.

Não crie extensões dos seus roupeiros. Esqueça as cadeiras, a porta do quarto… sabe do que falo, não sabe? Se já não vai utilizar aquela camisola, guarde-a no roupeiro, na cómoda ou coloque para lavar.

Organize o guarda-roupa de meio em meio ano e doe a roupa que já não usa há mais de 6 ou 12 meses. Vá fazendo estas limpezas periodicamente e acredite, vai sentir-se muito melhor, não só porque vai conseguir manter a sua casa mais limpa e organizada, mas por estar a contribuir com um ato de caridade incrível.


SALA

“Less is more.” Uma sala com o menor número de elementos de decoração é uma sala verdadeiramente mais fácil de manter organizada e também mais limpa.
Separe revistas e jornais e deite fora os que já não precisa. Não os acumule. Se tem uma estante com livros, organize-os de uma forma bonita. Alguns de pé, outros deitados, e tente trabalhar as diferenças de cores, alturas e texturas, para que não fique confuso visualmente.
Sabe aquela gaveta que está cheia de coisas que na realidade não usa? Pois é, está na hora de fazer uma limpeza. E claro, evite voltar a enchê-la novamente.


COZINHA

Utilize organizadores verticais. Além de dar um ar mais moderno ao ambiente, estes organizadores ajudam a manter a sua cozinha organizada.
Use caixas e frascos para guardar comida e ingredientes. Esqueça os sacos de plástico e as caixas de papelão e compre de uma só vez todos os frascos que precisa, mantendo a mesma cor e padrão.


CASA DE BANHO

Guarde todos os cremes nos seus armários ou em cestas. Não acumule coisas na banca principal. Tente manter os cremes sempre guardados na sua prateleira específica e de fácil acesso. Um boa dica é organizá-los por zona do corpo.
Se usar maquilhagem, não a guarde na casa de banho pois esta pode comprometer a qualidade dos produtos, devido à humidade característica destas áreas. Os produtos de cosmética devem ser guardados no quarto ou outro lugar seco.

Parecem dicas demasiado simples, mas na realidade são bem desafiantes, sobretudo de manter, pois requerem muita prática e persistência. Lembre-se do essencial, cada coisa no seu devido lugar, mesmo naqueles momentos em que lhe apetece deixar para amanhã. Vai ver que vai conseguir manter a sua casa sempre organizada.

Gostou deste tema? Dê-nos a sua opinião na nossa página de Facebook e partilhe com os seus amigos.

One Reply to “”

O seu endereço de email não será publicado.