Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

13/11/2017

Um dos grandes desafios que surgem quando temos crianças em casa é manter as divisões organizadas. Sábado de manhã, limpamos a casa, ajeitamos as almofadas no sofá, arrumamos todos os brinquedos no quarto das crianças no seu devido lugar e eis que poucos minutos depois, lá estamos nós a tropeçar em mais um dinossauro e a magoar o pé em mais uma daquelas peças de legos que parecem não ter fim.

Já deu por si a ficar chateada/o ou outras vezes querer desistir de ter a casa arrumada? É natural.

Fique descansada/o. Existem alguns truques que a/o vão ajudar a manter a sua casa como as casas das capas de revistas de decoração.

1. Invista em caixas de arrumação
Compre caixas para arrumar os brinquedos dos seus filhos e transmita-lhes todos os dias a importância de manter os seus brinquedos arrumados e seguros. Além de ser uma óptima forma de manter a sua casa arrumada e limpa, evita que os brinquedos apanhem pó, o que é essencial, sobretudo se o seu filho, ou filha, sofrerem de algum tipo de alergia.
Caixas transparentes são a melhor opção, pois facilitam a localização dos brinquedos e evitam que os seus filhos desarrume todas as caixas à procura do Batman ou da Barbie. Outro aspecto importante é a categorização. Decida com eles quais os brinquedos que vão para determinadas caixas e tente sempre cumprir com essa regra.

2. Aproveite os móveis da sua casa
Destine algumas gavetas e prateleiras da sua casa (especialmente da sala, ou de outro espaço onde os seus filhos tenham o hábito de brincar), para arrumar os seus brinquedos. Em vez de os querer arrumar todos os dias no quarto, opte por guardá-los em locais estratégicos. Poupará tempo e dores de cabeça e a sua casa manter-se-á arrumada. É também uma ótima solução para quando chega uma visita inesperada.
Num estalar de dedos, tem a sua casa organizada.

3. Incentive o seu filho a participar
É verdadeiramente importante que os seus filhos se envolvam nas tarefas domésticas, sobretudo quando se trata das suas coisas e da responsabilidade que estes tem – e devem ter – sobre elas. Transmita-lhes que deve contribuir e ajudar em casa desde muito cedo. Faça disso uma das suas tarefas/regras,
mostrando-lhes que é muito importante para a organização da casa e saudável para toda a família. Claro que terá sempre de ter em conta a sua idade e perceber o que é que já pode ou não fazer sozinho.

4. Doe
Quantos são os brinquedos que tem em sua casa que na realidade os seus filhos já nem usam e que não doa porque sente um tipo de ligação emocional com os mesmos, ou até porque acha que podem vir a quere-los de volta um dia? Imensos, verdade? Converse com eles e explique-lhes que existem outras crianças que gostavam muito de ter mais brinquedos e não podem, e que doar é um ato de generosidade e amor incrível. Além de conseguir ter uma casa mais arrumada, vai dar o exemplo maravilhoso do altruísmo, de ajudar o outro. Experimente.

Implemente estes passos e verá como, dia-após-dia, a sua casa se manterá muito mais organizada.

Conhece mais algum truque que queira partilhar connosco? Deixe-o nos comentários da nossa página de Facebook, e se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos.