Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

05/03/2018

Quer expandir o seu negócio? Acha que a produtividade da sua empresa precisa de aumentar mas já fez tudo que sabia e nada parece mudar? Quer tornar-se mais produtivo e não sabe como? Com o Lean Design vai conseguir atingir todos os seus objetivos e ainda superar expetativas.

 

Esta metodologia pode ser aplicada a qualquer negócio. O objetivo é eliminar 7 tipos de desperdícios: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Ou seja, eliminar qualquer componente que não esteja a acrescentar valor ao negócio e à forma da empresa e de todos os colaboradores trabalharem.

Quando aplicado corretamente, o Lean pode criar melhorias verdadeiramente impactantes. Quase de forma imediata, a qualidade de trabalho sobe ao mesmo tempo que os custos de produção descem.

 

Pode estar neste momento a pensar que talvez esta metodologia seja mais indicada para empresas fabris, já que foi desenvolvida por um executivo da Toyota, durante o período de reconstrução do Japão, em pós-guerra. Mas não, esta incrível metodologia de gestão não se restringe a nenhum setor. Com o Lean, pode melhorar a forma de trabalhar de uma equipa, melhorar a gestão de inventário e até mesmo a relação com os seus clientes.

 

O Lean Design pode ajudá-lo a tornar-se mais eficiente no seu trabalho, agilizando-o e tornando-o mais rápido. Para isso, é feito um estudo aprofundado do trabalho e da forma de trabalhar de cada colaborador, para que este se torne cada vez mais ágil, mais eficaz, mais produtivo, trabalhando em alta performance e trazendo cada vez mais valor à empresa.

 

Imagine este pequeno exemplo: se utilizar a sua impressora 3 vezes por dia e se dessas 3 vezes tiver de caminhar 10 passos, quebrando a rotina e o seu flow do trabalho, quanto tempo acha que perde? E agora: imagine que a impressora está mesmo ao seu lado e que a única coisa que precisa de fazer é esticar o braço para pegar na folha, continuando o seu ritmo de trabalho sem interrupções desnecessárias. O exemplo da impressora é um, no universo de outros milhares, dos quais nós nem tomamos a verdadeira consciência quando estamos com o “piloto automático” ligado. Compreende agora quanto tempo lhe pode poupar o lean design?

 

Existem diversos truques que podem ser aplicados de forma a transformar o seu local de trabalho limpo, eficiente e seguro, capaz de gerar altos níveis de rendimento e produtividade.

 

Se já conhece esta metodologia e gostava de partilhar connosco os seus resultados ou se pretende saber mais, deixe-nos um comentário aqui.

2 Comentários

  1. Sara diz:

    Interessante!

O seu endereço de email não será publicado.