Copyright © 2017 Maria Vilhena

O Blog da
Maria Vilhena

DIY

22/01/2018

São 10 da noite e já está a pensar que amanhã vai ser mais um dia de trabalho daqueles bem preenchidos. As tarefas começam a correr na sua cabeça… já as sabe de cor, sabe exatamente o que precisa de fazer e até tem uma ideia de quanto tempo precisa para cada uma delas. Esta semana já começou a alocar horas para cada “afazer” na sua agenda, de forma a organizar-se melhor e a não perder o foco. Todos os dias se reorganiza e já utilizou todas as estratégias possíveis, mas parece que nunca consegue fazer tudo o que precisa e quer fazer e acaba os seus dias de trabalho com aquela sensação de frustração que o/a sufoca. E apesar de ter trabalhado 10 horas e estar novamente a sair tarde demais, sente que não fez tudo o que devia outra vez. Verdade?

Mas tudo tem solução. Saiba que existem muitas pessoas com desafios muito semelhantes aos seus e que há pequenos (grandes) truques que o podem – e vão – ajudar.

Hoje, decidi criar um curto texto com 6 dicas que para mim são fundamentais e que sugiro que aplique no seu local de trabalho se quer realmente que os seus dias comecem a fluir melhor e para sair do seu local de trabalho ao final de cada dia com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido.

 

 1 – ORGANIZAÇÃO

 

O primeiro passo e uma das etapas fundamentais é livrar-se de toda a confusão. Com certeza que já ouviu falar de como a desorganização tem um impacto profundo no nosso bem-estar emocional, mental, físico e espiritual. Então, ao limpar e organizar um espaço está automaticamente a atrair energia vital que o vai ajudar a ter mais clareza, inspiração e foco.

Vai ser capaz de:

– Aumentar a eficácia, eficiência e produtividade
– Melhorar disciplina, criatividade e sucesso
– Atrair abundância
– Melhorar a clareza mental e o foco
– Reduzir o stress e ajudá-lo a se sentir-se mais relaxado e tranquilo
– Dar espaço para que novos projetos e empreendimentos criativos possam surgir

Adote o hábito de organizar e limpar a sua mesa todos os dias antes de sair. Deite fora papéis que não usa, limpe a secretária e não sobrecarregue prateleiras com com livros que não lê ou coisas a que não dá uso. O mesmo se aplica ao ambiente de trabalho do seu computador, caso o utilize. Organização é a chave.

 

 2 – SECRETÁRIA NO LOCAL CORRETO

 

Certifique-se que está sentado numa posição de poder. É importante que consiga ver a porta quando está sentado e, idealmente, que tenha uma visão alargada e periférica de todo o espaço.

A pessoa que está mais longe da porta tem sempre mais poder, já que sentado junto à mesma poderá facilmente distrair-se com barulhos ou pelas pessoas que entram e saem e, naturalmente, tornar-se mais vulnerável e frágil. Alguém que quer manter-se focado no seu trabalho não pode estar constantemente a ser interrompido.

Evite sentar-se de costas ou de frente para outras pessoas. Ambas as posições tendem a criar conflitos. Caso não consiga evitar a segunda situação, crie uma pequena barreira com o monitor do computador, uma planta ou um outro objeto.

 

 3 – OBRAS DE ARTE E IMAGENS

 

Decore o espaço com imagens e objectos que o/a inspirem. Adicione flores, quadros, fotografias e imagens que o/a façam lembrar-se constantemente dos seus sonhos e objetivos. Uma espécie de “vision board”, que o vão manter sempre focado e orientado/a rumo ao destino que ambiciona para si.
O seu escritório e os objectos que o compõem devem refletir a transformação que deseja na sua vida. Cada objeto tem uma influência poderosa em si, portanto, certifique-se que esta é positiva.

 

 4 – HARMONIA

 

Existem duas formas de equilibrar e trazer harmonia a um espaço.

Digamos que, por exemplo, trabalha num ambiente frio, com tectos altos, cores claras, móveis angulares, computadores e muita luz natural. Neste caso, será necessário equilibrar o espaço. Pode assim adicionar formas curvas ou fluidas, cores mais escuras, móveis macios e plantas. As plantas são uma excelente opção para qualquer ambiente, proporcionando bom ambiente e estimulando a criatividade.

 

5 – ESCOLHA AS CORES ADEQUADAS

 

A cor tem um poder incrível nas nossas vidas e no nosso bem-estar psicológico e físico. Quando escolher as cores para o seu escritório, tenha em conta algumas coisas:

Amarelo, laranja e verde claro, bem como azul-verde, dourado “pálido” e arenito, são boas opções para escritórios. Adicionando branco aumentará a clareza e o foco mental. Já os castanhos e tons de terra trazem estabilidade. No entanto, não estimulam a mente e a sua criatividade. Escolha bem as cores antes de pintar.

 

 6 – ADICIONE ELEMENTOS TRANQUILIZANTES NO ESPAÇO

 

Mantenha o stress e a irritabilidade no mínimo, escolhendo móveis com cantos arredondados ou posicionando cantos afiados fora do fluxo de tráfego. Evite iluminação forte ou muito brilho, pois pode causar irritabilidade e cansaço extremo. Se possível, adicione música e água corrente para manter os níveis de stress baixos.

Estas foram somente algumas dicas, mas para mim são verdadeiramente essenciais. Lanço-lhe o desafio de começar já a pô-las em prática. Tenho a certeza que vai começar a reparar nas mudanças de forma quase imediata e que, de repente, tudo vai começar a fluir naturalmente.

Partilhe connosco dicas que conheça ou que já tenha utilizado e que tenham tido um impacto positivo na sua produtividade e ambiente de trabalho, deixando um comentário no nosso Facebook.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de email não será publicado.